Eu te amo

Na Zero Hora dominical li a coluna “Previna-se para a surpresa” de Paulo Sant´Ana, em uma espécie de melhores momentos das colunas. Ela havia sido publicada no ano de dois mil, mas parecia que ele tinha a escrito exatamente para o momento que ora vivo. O sábio Paulo Sant´Ana acabava sua coluna concluindo que “da vida só se leva o amor”.

Eu a li com os olhos cheios d´água, intimamente e silenciosamente, concordei com Sant´Ana: no fundo o que conta mesmo é o amor puro e verdadeiro. No amor existem várias formas e amar: àqueles que amam com muito alarde e avisam aos quatro cantos; àqueles que amam em silêncio ou de uma maneira muito tímida.

A minha forma de amar não será igual a sua, mas, ainda assim, no final de tudo a gente só percebe que amava muito a alguém quando percebemos que não o veremos no próximo encontro familiar, na próxima festa ou quem sabe no próximo encontro casual ali na esquina.

É certo que muitos amem sem não ter proliferado a palavra “eu te amo” ou que ame e não pare de falar esta pequena frase um só segundo da vida. De repente me dei conta que eu sempre digo essa frase mágica para minha mãe, mas nunca disse ela para minhas tias e nem mesmo para meu tio que nesta semana partiu inesperadamente sem chance de pedirmos para que ficasse mais um pouco.

Então, ali naquela sala fria, eu disse “eu te amo” bem baixinho para sua alma, sem que eu pudesse ver em seu semblante o esboço do que ele sentiria. Eu nunca disse isso em vida para ele, mas espero que sua alma tenha descoberto entre meus pequenos gestos que eu amava vê-lo sorrindo, amava saber que ele era um daqueles raros homens que sabia cozinhar bem, que achava lindo ele ter descoberto o verdadeiro amor da vida dele, que amava até o jeitão dele calado e meio sem jeito de estar em meio a tantas mulheres - nossa família tem muita mulher, assim ele dizia.

Se a gente leva da vida só o amor, então da próxima vez que você ver seus familiares, seus entes queridos, não se esqueça de demonstrar seu amor por eles e quem sabe, se der, diga “eu te amo”.

Comentários

  1. Concordo que às vezes ocorre um certo "desperdício de eu-te-amos", mas vamos combinar que é melhor pecarmos por excesso de palavras ditas do que palavras contidas. confesso que não sou de falar toda hora, mas quando dá vontade, falo sem medo de passar vergonha. às vezes nem precisamos dizer né, só com o olhar amamos, declaramos nosso amor e nos sentimos amados.
    Luana querida: amor e mais amor, é que desejo pra ti. bjão. Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que existam infinitas formas de amar: amor de marido e mulher, amor de pai, de mãe, de irmão, amor de amigo, amor por um animal, amor ao trabalho, ao que se gosta, amor próprio, amor egoísta, amor até sem saber se é amor mesmo... e é por isso que acredito que o ser humano É essencialmente: AMOR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário