Família



Imagem: Galeria de NotYeTheDodo

Nesta época em que as relações parecem muito superficiais e em que a família foi se transformando ao longo do tempo, ainda tenho o sentimento de que família é fundamental. A gente não a escolhe - não a sanguínea - mas de qualquer forma se você olhar para cada um daqueles rostos familiares se verá em cada um deles como se um por um fosse uma parte do seu quebra-cabeça.

Há muitos tipos e tamanhos de família, não? A minha é pequena e parece que vem diminuindo com o passar dos anos. Sem querer, meus familiares estão se transformando em estrelas enquanto eu vou seguindo minha passagem, minha missão e minhas metas até o dia em que eu me transforme em estrela também.

Os meses estão passando rápido e o ano está quase acabando. A gente deveria viver este espírito familiar todos os dias, mas parece que somente em vésperas do Natal que recordamos que iremos rever nossos primos, primas, tios, tias, avó, avô, cunhados, cunhadas, mãe e pai. Dentro de minhas crenças, acho lindo ver a família toda reunida em uma véspera ou dia de Natal. Não só neste dia, mas nos aniversários, nas reuniões familiares sem motivo especial nenhum, apenas para uma conversa informal, falar da vida, dos acontecimentos e para saber como o outro está.

E se você fechar os olhos perceberá como é aconchegante dar um abraço em cada um e, de repente, ver que mesmo que o tempo passe eles representam uma parte – ou o todo – da sua história. Estar em família é como voltar pra casa depois de um dia de tormenta, é como voltar a ser criança e não ter medo de ser julgado. É certo que nem todas as famílias são assim tão aconchegantes, que nem todos possam se comunicar tão bem quanto deveriam.

Hoje falo das famílias que “dão certo”; aquelas que estão juntas para o que der e vier; que abraçam as causas de um membro da família; que amparam; que são capazes de dividir seu pão de cada dia em prol de que seu familiar/semelhante não passe por necessidades. Falo das famílias que sentem falta de um integrante de seu ciclo familiar, que sabem que com sua partida um pedaço fica faltando mesmo diante de anos de sua partida. Quando falo destas famílias não deixo de falar um pouco da minha história, de mim e de minha família.

Comentários

  1. Em vários momentos. Minha família foi meu único amparo e o que mais senti como verdade absoluta! Adorei o texto! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário