Dar e Receber



Imagem: Google


 

Quem dá sempre quer receber em troca e na mesma moeda. Sendo humanos queremos, sim, receber o mesmo afago, a mesma consideração e atenção. Engana-se quem diz que não ou que profere que seu “dar” não é com a intenção de receber algo em troca. Vamos ser sinceros, o altruísmo é algo muito difícil de exercitar.  Não há muitos destes exemplares abnegados por estas esquinas e ao que parece eles se quer existem na atualidade.

Queremos mesmo é que a moeda do bem resulte no bem, que o tempo dedicado a alguém brote no mesmo tempo que outro alguém vai lhe dar na mesma intensidade e com igual vontade. E que o mesmo brilho no olhar que você teve ao se abrir para um novo alguém haja ou se reflita nesta pessoa ao se (re)encontrar.

E queremos demais? Desejamos o impossível? Provavelmente sim. Uma vez que não existam pessoas com mesmas intenções ou reações e, em alguns momentos, talvez, nem mesmo exista reciprocidade.

O que realmente há são mundos distintos encontrando-se, pessoas se flexibilizando (quando querem ou lhes convém), outros desistindo ao início ou no meio do caminho e os despreocupados com a tal reciprocidade de ações.

Se na roda dos conselhos me fosse concedida a palavra lhes diria que: não espere nada (ou demais)! Não espere, pois com a espera o sofrer e a desilusão certamente chegarão. Não espere o inesperado e o que jamais virá...e mais que tudo não espere porque cansa!

Contudo, acredite em seus atos, em suas boas intenções, no que transmite ou transmitiu para o próximo e com toda a força de sua verdade. Aliás, é necessário que respeitemos a nossa verdade e, claro, a verdade de outrem. 

Há um provérbio chinês (me perdoem se não for exatamente um provérbio chinês) que diz: “Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas”. Em minha livre interpretação ousaria devanear que o significado da frase se resumiria na finalidade de demonstrar que ainda que o “pagamento” ou o retorno não seja na mesma moeda, de alguma forma, se está sendo coerente com os próprios sentimentos e se, interessada ou desinteressadamente, deixando o simples rastro do bem.

Comentários

  1. Oi,

    Não sei se recebestes minha msg de um feliz aniversário em maio. A respeito dos poemas e cônicas cada vez são mais lindas. Tens um dom maravilhoso que ainda não descobriram. É digno da escrita de um livro. Feliz dia do amigo 20/07 e um abração a poeta nata bj Lenice

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão, minha amiga! emocionante.
    Foi genial o "Não espere o inesperado e o que jamais virá..."!
    bjão

    ResponderExcluir

Postar um comentário