Recomeços


Imagem: Google

Quando vamos apontando para reta final da “corrida” anual, sempre surge aquele balanço do que você fez ou do que se quis fazer nos 365 dias. Eu mesma já fiz diversos balanços em distintos momentos da minha trajetória, onde muitas vezes achei que nada do que eu planejava ia adiante ou estava dando certo e, em outros, acreditei que naquele ano não tinha dado em nada, mas algum momento tudo daria certo naquilo em que eu estava me propondo.

O ano foi (está sendo) intenso, isso não posso negar. Acho que se alguém me perguntasse eu diria que meu processo de recomeço se iniciou a mais ou menos dois anos atrás e eu não tinha a mínima noção do que eu estava promovendo para mim. Na linha do tempo, de lá até aqui (agora) cada passo foi em prol disso, com alguns percalços, dramas, ilusões e algumas vezes a sensação de que "não vai dar!”... E não é que foi?!

Não sei se estou ficando mais velha (claro que com um rostinho de que o tempo não está passando!), mas hoje acho que recomeços, apesar de muito trabalhosos, são muito bons e valem a pena. Bem, então você aí do outro lado deve estar pensando: “ah, mas nada do que eu imaginei para esse ano foi exatamente como eu planejei...”; “...essa vida está muito complicada...eu só perco...”.

E você tem razão: a vida está bem complicada. A gente sai de casa e quando chega são e salvo, tem que agradecer por ter passado ileso a tudo o que vemos na televisão, do que ouvimos de nossos amigos, familiares e conhecidos comentarem ou tudo o que já passamos ou vimos todos os dias. Sim, você está certo, ter um trabalho formal está cada vez mais difícil e todos os dias a gente tem que se centrar para alcançar os nossos ideais. No entanto, alguém te ensinou ou prometeu que a vida seria ou é fácil?

Outro dia eu estava assistindo a um vídeo de uma terapeuta que dizia a célebre máxima: “entregue e confie”. Claro que ela não quis dizer que você precisa entregar (seja lá para qual crença você tiver) tudo o que deseja e esperar sentado para que as coisas se realizem, mas sim que a cada passo em que damos em direção daquilo que sonhamos para nosso bem estar é necessário confiança na vida, mesmo que o retorno não seja imediato e exatamente como você empregou todas as suas forças.

Na sua lista de bem estar se pode elencar tanta coisa: pode ser aquela casa bacana ou um apê pequeno e aconchegante; um amor companheiro, que, veja bem, não será perfeito (porque nem nós mesmos somos!), mas será aquela pessoa que você olha para o lado e percebe que juntos tudo é simples e muito bom; pode ser aquele trabalho que reconheçam seu talento ou encontrar uma nova profissão e trabalhar naquilo que você sempre imaginou....pode ser tanta coisa.

O que importa é que a cada passo ou a cada ano você perceba que fez algo por você ou, se puder, mais do que isso, que você tenha contribuído de alguma maneira para outras pessoas que estão passando por sua vida e que muitas vezes possuem a mesmas dúvidas que você tem ou já teve.
O tempo tem passado muito rápido, então não o perca com coisas pequenas, com pensamentos que não te levam à frente e com passados ou situações que não te levam a lugar algum.
Faça a sua lista mental e vamos à luta?

Comentários