Rodar a baiana é bom



Imagem: milliondollarbabymovie.warnerbros.com/images/

Nas conversas na madrugada estava conversando com uma amiga sobre a maravilha de “rodar a baiana”. Se você não sabe o que significa essa expressão – o que acho difícil – no meu entendimento rodar a baiana é você não levar desaforos para casa.

O indivíduo que não leva desaforos para casa deve ser realmente mais feliz. Não me incluo nesse rol de “rodadores de baiana” porque não exercito essa arte. Estou no rol dos que acabam sendo mais cordiais ou que mais tarde se culpam por não ter dito algumas poucas e boas para quem pisoteou nos meus “calos”.

Então eu seria mais feliz se da última vez eu tivesse dado meu recado “nu e cru” para o sujeito que me disse o que bem quis sem ter lhe dito o que eu pensava. E o que penso é profundo, o indivíduo não compreenderia. Não entenderia que pessoas profundas como eu não saem falando bobagens a torto e a direita para quem não mereça – para amigos a gente pode ser livre para falar o que pensa.

Certamente a pessoa não perceberia que os valores de vida são diferentes e que passei da fase de infantilidade/adolescência. A busca desse lado da vida adulta é forte e ferrenha, mas sem jamais perder a doçura. Não pediria que me compreendesse, mas deveria ter dito que segundas oportunidades são para ser requisitadas quando você realmente tem algo importante e inovador para dizer.

No mercado das oportunidades há muitos na fila sem nem planejar ao menos o que irá fazer para chegar lá. No resumo da ópera são muitos querendo uma chance, mas sem pensar que do outro lado há um coração, uma pessoa, um universo e também um desgaste de tempo e de energia, quando voltamos ao passado, para resgatar algo que nem deveríamos olhar para trás.

Mil verdades eu deveria ter dito, mil verdades eu não falei. Acho que até mesmo eu perdi a minha chance, algo que só acontece de anos em anos. Algo que eu nunca saberei. Concluo que passei para o final da fila, resta-me em outra oportunidade decidir mais uma vez se eu irei para o rol dos “rodadores” ou daqueles que se mantêm frios e intactos como se nada tivesse acontecido (mas com o coração dilacerado até a última veia).

Comentários

  1. realmente, o indivíduo não compreenderia...
    mas uma coisa eu digo: SALVEM AS BAIANAS! madrugada é com a gente mesmo! bjo

    ResponderExcluir
  2. querida Luana te acho muito especial para sair rodandoa baiana, não que certos indivíduos não mereçam ouvir alguns desaforos na cara,o certo é que oque não devemos nos desgastar com quem não nos intereça bj. bj. bj. bj. bj. bj. bj. bj. e bjs.

    ResponderExcluir
  3. Lu! Acho que sou bem parecida contigo no tamanho da saia dessa baiana! hehe! Subir no salto é bom porque tira de dentro de nós outra inteirinha! Mas acredito que guardar é também uma forma de justiça. Além de ser um encanto teu, é claro! Ah, vamos mudar a espressão? Que tal vestido de prenda? Vamos rodar delicadamente nossos vestidinhos! =P

    ResponderExcluir

Postar um comentário