Clã

Eu definitivamente não pertenço a clã algum. Observo ao meu redor e vejo que não sou deste, nem daquele e muito menos daquele outro clã. Por mais que quisesse e que esperasse me sentir em casa, ainda assim tenho a sensação de que não faço parte da comunidade.

Estranho porque a gente insiste em achar que as respostas de nossas questões estão em um determinado grupo ou que eles poderão suprir todas as carências e a solidão que possa existir em nossa alma. Equiparo a todas as vezes que tentamos encontrar em outro ser humano o que nos falta ou no que acreditamos que iremos nos sentir plenos e cheios de si ao estar ao lado deste alguém.

No dicionário, a palavra clã contém o significado de “Tribo constituída por certo número de famílias; partido ou grei”. Acredito que os clãs são formados de pessoas que se parecem e que compreendem determinadas coisas da vida e, de seu dia-a-dia, da mesma maneira. É necessário que se respeitem, e, além disso, que ele seja organizado e com apenas um líder.

Por falar em liderança, não é todo mundo que sabe liderar. Há os líderes que guiam sem que as pessoas percebam que estão sendo lideradas, há aqueles em que impõe sua maneira de pensar e não aceitam argumentos e outros que apesar de seu “pulso forte” imperam com doçura.

A meu ver a melhor forma de liderar uma equipe ou um clã é aquela em que você conversa com seus companheiros de equipe. Não é necessário que goste de todos eles, que sinta a mesma admiração, mas que saiba tratar e lhe dar com cada um. Admito que liderar pessoas não é meu forte, sou líder de mim mesma e prefiro ser solitária em algumas questões.

E assim, algumas vezes parece que a gente toma as decisões erradas ou precipitadas. Tudo uma questão de aprendizado e para que vejamos o que serve e o que não serve para cada um de nós. Também, para que conheçamos as pessoas. Existirão muitas (ou poucas) com as quais iremos ter afinidade e outras tantas que passarão por nosso caminho como um vento e, a constatação de que foi um simples encontro para compreendermos que nem todo mundo neste mundo é “gente como a gente”.

Comentários

  1. "Gente como a gente"! Nesse mundão cada vez mais cheio de marketing pessoal, é válido lembrar disso! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário